terça-feira, 31 de maio de 2011

Paciência



No parque, uma mulher sentou-se ao lado de um homem.
Ela disse:
-Aquele ali é meu filho, o de suéter vermelho deslizando no escorregador.

- Um bonito garoto - respondeu o homem - e completou: - Aquela de vestido branco, pedalando a bicicleta, é minha filha.

Então, olhando o relógio, o homem chamou a sua filha.

- Melissa, o que você acha de irmos?

-Mais cinco minutos, pai. Por favor. Só mais cinco minutos!

O homem concordou e Melissa continuou pedalando sua bicicleta, para alegria de seu coração

Os minutos se passaram, o pai levantou-se e novamente chamou sua filha:
- Hora de irmos, agora?

Mas, outra vez Melissa pediu:
- Mais cinco minutos, pai. Só mais cinco minutos!

O homem sorriu e disse:
- Está certo!

- O senhor é certamente um pai muito paciente - comentou a mulher ao seu lado.

O homem sorriu e disse:

- O irmão mais velho de Melissa foi morto no ano passado por um motorista bêbado, quando montava sua bicicleta perto daqui. Eu nunca passei muito tempo com meu filho e agora eu daria qualquer coisa por apenas mais cinco minutos com ele.
Eu me prometi não cometer o mesmo erro com Melissa.
Ela acha que tem mais cinco minutos para andar de bicicleta.
Na verdade, eu é que tenho mais cinco minutos para vê-lá brincar...


Em tudo na vida estabelecemos prioridades.
Quais são as suas?

Lembre-se: nem tudo o que é importante é prioritário, e nem tudo o que é necessário é indispensável!

"Aquele que procura um amigo sem defeitos termina sem amigos.”

sábado, 28 de maio de 2011

Filosofia de uma arte

Uma arte começa com um sonho, e foi exatamente assim que você foi projetado. Um exclusivo plano de amor foi feito para você e eu quero apresentar-te um resultado original. Sua vida!
A tua vida é um trabalho de primeira grandeza moldado pelas mãos de um artista.
De todas as artes do mundo, não há se quer uma que encante mais do que o sorriso inocente de uma criança, a maturidade de um idoso a força e vitalidade de um jovem.
Ninguém melhor que o artista para conhecer e entender a sua obra de arte, e Deus conhece cada detalhe da tua vida. Conhece cada rima da sua alma.
E do contrario das demais obras, você não precisa ser reconhecido por todos para ser especial; Deus te faz especial e importante para que o mundo reconheça em você alguns traços d’Ele.
Mas para isso, é necessário que você viva o que ele preparou para você.
Do contrario você será apenas uma linda canção, que foi composta pelo maior musico de todos os tempos, mas que, no entanto jamais foi ouvida.
O mundo precisa da harmonia de suas notas. Eu preciso da melodia que foi embutida em você. Sua vida é uma obra de arte que foi criada pra que o mundo conheça através de você o autor principal.

Crislaine Rosa

Elogie seus filhos, do jeito certo

Recentemente, um grupo de crianças pequenas passou por um teste muito interessante. Psicólogos propuseram uma tarefa de media dificuldade, que elas executariam, contudo, sem grandes problemas. Todos conseguiram terminar a tarefa depois de certo tempo. Em seguida, foram divididas em dois grupos.
O grupo A foi elogiado quanto à inteligência. “Uau, como você é inteligente”, “Que esperta você é!”, “Menino, que orgulho de ver o quanto você é genial!”... E outros elogios relacionados à capacidade de cada criança.
O grupo B foi elogiado quanto ao esforço. “Menina, gostei de ver o quanto você se dedicou nesta tarefa!”, “Menino, que legal ter visto seu esforço!”, “Uau, que persistência você mostrou. Tentou, tentou, até conseguir, muito bem!”... E outros elogios relacionados ao trabalho realizado e não a criança em si.
Depois dessa fase, uma nova tarefa de dificuldade equivalente à primeira foi proposta aos dois grupos de crianças. Aqui, elas não seriam obrigadas a cumprir a tarefa, mas podiam escolher se queriam ou não, sem qualquer tipo de conseqüência.
As respostas das crianças surpreenderam. A grande maioria das crianças do grupo A simplesmente recusou a segunda tarefa. As crianças não queriam nem tentar. Por outro lado, quase todas as crianças do grupo B aceitaram tentar. Não recusaram a nova tarefa.
A explicação é simples e nos ajuda a compreender como elogiar nossos filhos e nossos alunos. O ser humano foge de experiências que possam ser desagradáveis. As crianças “inteligentes” não querem o sentimento de frustração de não conseguir realizar uma tarefa, pois isso poderia modificar a imagem que os adultos têm delas. “Se eu não conseguir, eles não vão dizer que eu sou inteligente”. “As esforçadas” não ficam com medo de tentar, pois mesmo que não consigam é o esforço que será elogiado. Sabemos de muitos casos de jovens considerados inteligentes não passarem no vestibular, enquanto aqueles jovens “médios” obtêm a vitória. Os inteligentes confiaram demais na sua capacidade e deixaram de se preparar adequadamente. Os outros sabiam que se não tivessem um excelente preparo não seriam aprovados e, justamente por isso, estudaram mais, resolveram mais exercícios, leram e se aprofundaram melhor em cada uma das disciplinas.
No entanto isso não é tudo. Além dos conteúdos escolares, nossos filhos precisam aprender valores, princípios e ética. Precisam respeitar as diferenças, lutar contra o preconceito, adquirir hábitos saudáveis e construir amizades sólidas. Não se consegue nada disso por meio de elogios frágeis, com enfoque apenas no ego de cada um. É preciso que sejam incentivados constantemente a agir assim. Isso se faz com elogios, feedbacks e incentivos ao comportamento esperado.
Nossos filhos precisam ouvir frases como: “Que bom que você o ajudou você tem um bom coração”, “Parabéns, meu filho, por ter dito a verdade apesar de estar com medo... Você é ético”, “Filha, fiquei orgulhoso de você ter dado atenção aquela menina nova ao invés de tê-la excluído, como alguma de suas colegas o fizeram... Você é solidária”, “Isso mesmo, filho; deixar o seu primo brincar com o seu videogame foi muito legal, você é um bom amigo”. Elogios desse tipo estão fundamentos em ações reais e reforçam o comportamento da criança, que tenderá a repeti-los. Isso não é tática paterna é incentivo real.