quinta-feira, 21 de julho de 2011

TJ garante candidato 'obeso' em concurso para bombeiro em MS

Candidato usou liminar para fazer e passar pelos testes físicos.




“Aliviado, a Justiça foi feita”. Com essa frase, o candidato a bombeiro de Mato Grosso do Sul Leonardo Rodrigues de Oliveira, 29 anos, comemorou a decisão unânime da 3ª Turma Cível, nesta segunda-feira (18), que concedeu o mandado de segurança contra a Fundação Escola de Governo do estado. Apesar de o estado poder recorrer às instâncias superiores, Leonardo disse ter vencido mais uma etapa na caminhada para realizar um antigo sonho, de um dia poder se tornar bombeiro.
No processo seletivo para a corporação, realizado em 2010, ele foi reprovado no exame médico ao ser considerado inapto para os testes físicos por ter Índice de Massa Corporal (IMC) acima do exigido no concurso. Na época com 1,78 m de altura e pesando 110 kg ficou sete pontos acima do previsto, que era 28.
Inconformado, já que não se considerava 'obeso', Leonardo procurou a Justiça. O advogado dele, Paulo Belarmino de Paula Júnior, disse ter entrado com mandado de segurança e obteve liminar para que o cliente prosseguisse na seleção. O estado chegou a recorrer, mas teve o recurso negado.
Para o comandante do Corpo de Bombeiros em MS, coronel Ociel Ortiz Elias, a decisão do Tribunal de Justiça será cumprida. “Não cabe a nós decidir se vamos recorrer ou não da decisão”, disse o comandante. Ele explicou que a seleção ainda está sob responsabilidade da Escola de Governo, e que a decisão de recorrer ou não cabe a Procuradoria Geral do Estado (PGE).
“Até que surja uma nova decisão, vamos cumprir o que estiver valendo”. O concurso vencia em junho de 2011 e foi prorrogado por mais um ano. O governador de MS André Puccinelli já autorizou a convocação dos 77 remanescentes, mas Ociel diz que ainda não há data definida.
Para o advogado de Leonardo, a decisão não foi surpresa. “É uma situação que nós, em tese, esperávamos. É uma decisão que confirma o que a Justiça já tinha posicionado”, disse Belarmino.

Sonho de Leonardo é entrar para o Corpo de Bombeiros.

Treinamentos
O edital do concurso prevê que os candidatos devem refazer os exames físicos e médicos, caso a convocação ocorra mais de seis meses após os primeiros testes. Leonardo disse ao G1 que retomou a rotina de preparo para passar novamente pelos testes. Para tanto, ele definiu uma rotina que permite ao candidato ter tempo para o trabalho, família e para o sonho de se tornar bombeiro.
Corridas, academia e preparo para as provas que serão realizadas no concurso são algumas das atividades diárias de Leonardo.


Ricardo Campos Jr Do G1 MS

domingo, 3 de julho de 2011

A Fábula do Porco-espinho





Durante a era glacial, muitos animais morriam por causa do frio.
Os porcos-espinhos, percebendo a situação, resolveram se juntar em grupos, assim se agasalhavam e se protegiam mutuamente, mas os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos, justamente os que ofereciam mais calor.
Por isso decidiram se afastar uns dos outros e começaram de novo a morrer congelados.
Então precisaram fazer uma escolha: ou desapareciam da Terra ou aceitavam os espinhos dos companheiros.
 
Com sabedoria, decidiram voltar a ficar juntos. Aprenderam assim a conviver com as pequenas feridas que a relação com uma pessoa muito próxima podia causar, já que o mais importante era o calor do outro. 
E assim sobreviveram.


  

 Moral da História 

O melhor relacionamento não é aquele que une pessoas perfeitas, mas aquele onde cada um aprende a conviver com os defeitos do outro, e admirar suas qualidades.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Respeito - passe adiante

Quando você era bem pequeno... 

eles gastavam horas lhe ensinando a usar talheres nas refeições... 

ensinando você a se vestir, amarrar os cadarços dos sapatos, fechar os botões da camisa.

Limpando-o quando você sujava suas fraldas lhe ensinando a lavar o rosto a se banhar a pentear seus cabelos...

lhe ensinando valores humanos... 

Por isso...

quando eles ficarem velhos um dia... e seria bom que todos pudessem chegar até aí (não preciso explicar... não é?)

quando eles começarem a ficar mais esquecidos e demorarem a responder...

não se chateie com eles... 

quando eles começarem a esquecer de fechar botões da camisa, de amarrar cadarços de sapato...

quando eles começarem a se sujar nas refeições... 

quando as mãos deles começarem a tremer enquanto penteiam cabelo... 

por favor, não os apresse... porque você está crescendo aos poucos, e eles envelhecendo...  

basta sua presença... sua paciência... sua generosidade... sua retribuição... 

para que os corações deles fiquem aquecidos...

se um dia eles não conseguirem se equilibrar ou caminhar direito... 

segure firme as mãos deles e os acompanhe bem devagar respeitando o ritmo deles durante a caminhada... da mesma forma como eles respeitaram o seu ritmo quando lhe ensinaram a andar... 

fique perto deles... assim como... 


eles sempre estiveram presentes em sua vida, sofrendo por você... torcendo por você... E vivendo “por você”

"Não eduque seu filho para ser rico, eduque-o para ser feliz. Assim ele saberá o VALOR das coisas e não o seu PREÇO"

(Max Gehringer)